domingo, 31 de outubro de 2010

SENHOR MEU DEUS, AO VER TANTAS CRIANÇAS...


Os alunos da APEC do CEDIC - Curso de Evangelização e Discipulado de Crianças, da região da Grande São Paulo, apresentarão este hino durante o Culto de Formatura a ser realizado no dia 29 de novembro de 2010 (segunda-feira), às 20 horas, no auditório Rui Barbosa do Mackenzie.
Venha participar!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES - 2

OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES NA

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO DE CRIANÇAS - continuação...

Gilberto Celeti


A VISÃO DAS CRIANÇAS

A situação das crianças causa grande preocupação.
Elas sofrem pressões intensas para que Deus seja excluído de suas vidas.
É um quadro triste o das crianças marginalizadas, desprezadas e abusadas em tantas áreas: educacional, familiar, física, psicológica, religiosa, sexual, social, trabalhista, etc.

Muitas idéias querem ocupar a mente da infância e da juventude brasileira:
O Materialismo – que coloca o “dinheiro” e os “bens” como um “deus”.
O Humanismo (ateísmo) – que destrói toda a fé em Deus.
O Sensualismo (imoralidade) – que é propagado minuto após minuto através dos mais variados meios de comunicação: rádio, televisão, revistas, cartazes de propaganda, internet, etc.
O Hedonismo – que valoriza o entretenimento e a busca do prazer.
O Satanismo – que familiariza a criança com o mal, através dos vídeo-games, dos desenhos animados, da literatura, da música, dos filmes, dos jogos de RPG, etc.
As crianças, os adolescentes e os jovens, por falta de orientação sadia e segura, acabam procurando um escape nas drogas e em outros vícios, que os tornam, ao invés de livres, seres escravizados.
Se ficarmos parados, uma geração inteira estará perdida.
O que fazer então?

Alguns passos podem ser dados:

Intercessão pelas Crianças – “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias, derrama o teu coração como água perante o Senhor; levanta a Ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas” (Lm 2:19).
Há necessidade de se convocar todos os crentes a levantar um clamor a Deus pela salvação das crianças.

Pesquisa de Campo – É importante descobrir onde estão, o que fazem e como vivem as crianças do bairro ou da área da cidade que se pretende alcançar.
Em certas cidades, é interessante observar o grande número de estrangeiros em determinados bairros.
É nosso dever evangelizar e discipular estas famílias que vieram de lugares tão distantes para viverem perto de nós.

Busca da Direção de Deus – através da oração e do estudo da Palavra.
Buscar do Senhor a orientação para a realização dos ministérios mais estratégicos para se alcançar o maior número de crianças.
Esperar que o Senhor mesmo desperte irmãos dispostos a cooperar e a participar da equipe de trabalho.
E que Ele dê os recursos necessários para a aquisição dos materiais e que Ele abra as portas para que as crianças sejam evangelizadas e discipuladas.

Elaboração do Projeto – Algumas perguntas devem ser respondidas:
O que será feito?
Onde acontecerá o trabalho?
Por que ele será realizado?
Quem o fará?
Quando será feito?
Como será feito?
Qual será o custo?
Quais os resultados esperados?

Envolvimento de Outros Crentes – A formação de uma equipe é fundamental para que o alcance dos objetivos seja uma realidade.
Todos os crentes devem ser envolvidos, considerando-os como “missionários de tempo parcial”.

AS OPORTUNIDADES

Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl 4:5).
Oportunidade significa circunstância adequada e/ou favorável.
Há no Brasil as mais variadas possibilidades para o alcance das crianças.
Trata-se, na verdade de “uma porta grande e oportuna para o trabalho” totalmente aberta, escancarada “e há muitos adversários” (a falta de visão, o desprezo às crianças, o despreparo, o desânimo, o desamor, o descuido, etc).
A criança está na idade ideal de vir a Cristo, tanto é que a maioria das conversões acontece antes dos 14 anos de idade (cerca de 85% dos atuais crentes receberam a Cristo na infância).
Na medida em que a criança vai crescendo e entrando na adolescência, o orgulho, a incredulidade, a desconfiança e o pecado vão dominando seu coração.
Há também certos fatores que vão excluindo Deus de sua vida: muitos estudos, muitas atividades, a influência dos amigos, a necessidade de trabalhar, o namoro, etc.(cerca de 10% dos atuais crentes receberam a Cristo entre 15 a 30 anos de idade).
Depois dos 30 anos, o número dos que recebem a Cristo como Salvador cai para 5% aproximadamente.
As ideologias não cristãs fazem de tudo para ganhar as crianças.
Por que não investir mais na evangelização e no discipulado das crianças?
É chegada a hora das igrejas, das missões evangélicas e dos crentes em geral investirem seus esforços para alcançar a nova geração para o Senhor Jesus!

São muitos os ministérios que poderão ser desenvolvidos:
No Lar – Culto Doméstico, Clube Bíblico de Cinco Dias, Clube de Boas Novas, Festa de Aniversário Evangelística, Projeções de Vídeos, etc.

Na Igreja – Escola Dominical, Culto Infantil, Sociedade Infantil, Campanha Evangelística, Conferência Missionária, Escola Bíblica de Férias, Acampadentro, Grupo Teatral, Coral Infantil, etc.

Nas Instituições – Escola, Creche, Hospital, etc.

Nos Acampamentos – Piquenique, Retiro, Semana de Férias, etc.

Diversos – Evangelismo Pessoal, Evangelismo de casa em casa, Curso por Correspondência, Evangelismo por Telefone, pelo Rádio e pela Televisão, etc.

Projetos – Evangelismo nas Praias, nos Rios, no Sertão, nas Favelas, nos Condomínios Fechados; Evangelismo de Crianças Carentes, de Crianças Deficientes, etc.

Se ficarmos parados, uma geração se perderá.
Vamos fazer o melhor por nossas cidades e pelo nosso país, e nada melhor a fazer do que ganhar as crianças para Jesus.
Teremos não só crentes salvos pela graça, para toda a eternidade, como também cidadãos dignos e úteis.

O futuro de nossas cidades está nas mãos das crianças!
O futuro de nossas crianças está em nossas próprias mãos!

Gilberto Celeti

terça-feira, 12 de outubro de 2010

OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES

OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES NA

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO DE CRIANÇAS

Gilberto Celeti

O Brasil tem uma população acentuadamente infanto/juvenil. É um campo vasto para a evangelização e o discipulado das crianças.

A ordem do Senhor Jesus, registrada em Marcos 16:15 é: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (e a criança é uma criatura).

O que estamos fazendo para alcançar os pequeninos?

1. OS OBSTÁCULOS

A grande maioria das crianças brasileiras vive no contexto urbano. Poderiam ser alistados vários fatores que impedem a tarefa da evangelização e do discipulado das crianças:

  • Mudança Urbana – Áreas residenciais transformam-se em áreas comerciais. Igrejas outrora fortes ficam enfraquecidas. Seus membros mudam-se para bairros bem mais distantes, o que exige um longo deslocamento. No domingo, muitas igrejas abrem suas portas numa região praticamente desabitada, cercada de lojas fechadas. Geralmente não há trabalho evangelístico ao redor da igreja.
  • Consumismo – O desejo de possuir bens e de buscar entretenimento é prioritário. As pessoas hoje colocam suas compras, seus passeios e seu descanso acima de qualquer tipo de compromisso com Deus e com Sua Palavra.
  • Situação Econômica – O marido e a mulher saem para trabalhar, para cumprirem suas obrigações financeiras, o que traz como conseqüência uma educação muitas vezes inadequada dos filhos.
  • Desintegração Familiar – As famílias estão cada vez mais desestruturadas, com crescente aumento de casos de infidelidade conjugal, de divórcios e de mães solteiras.
  • Dificuldade de Moradia – As pessoas mudam-se mais freqüentemente para conseguirem um aluguel mais barato ou um local mais acessível.
  • Desemprego – O número sempre crescente de pessoas desempregadas ou vivendo com subemprego faz aumentar o consumo das drogas, dos crimes, da pornografia, dos assaltos e da violência.
  • Busca de Local Seguro – Algumas famílias, de melhor condição econômica, refugiam-se em condomínios fechados ou em prédios de difícil acesso, em busca de segurança e de proteção.
  • Excesso de atividades – As pressões para que as pessoas fiquem envolvidas 24 horas por dia são imensas: esportes, shows, música, ginástica, cursos diversos, artes marciais, programas de televisão, cinema, shoppings, supermercados 24 horas, etc.

Além desta causas, que poderiam ser chamadas de causas externas, outras surgem de dentro dos próprios círculos evangélicos:

  • Falta de Santificação – São aceitos os padrões mundanos de comportamento. Há um afastamento gradual daquela vida santa e pura que o Senhor deseja para os seus. Isto compromete o testemunho e impede a tarefa da evangelização e a conseqüente perda de comunhão com Deus que levaria ao amor e à oração em favor dos perdidos.
  • Falta de Visão – Não há informação sobre as necessidades espirituais das pessoas ao nosso redor e conseqüentemente não há também motivação para a tarefa da evangelização.
  • Falta de Criatividade – Muitas vezes se observam a mesmice e o apego às próprias tradições que impedem o uso de novos métodos e novas estratégias para se alcançar mais pessoas com a mensagem do Evangelho.
  • Falta de Perseverança no Trabalho – Algumas vezes trabalhos são iniciados, mas não produzem os devidos resultados por falta de continuidade. Há necessidade de trabalhar na evangelização de forma séria, contínua, organizada e sem esmorecer.
Este artigo continua...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PARE E PENSE


"Tenho mais confiança na vida espiritual de crianças que recebi na igreja do que tenho na vida espiritual de adultos recebidos de igual modo. Vou ainda mais longe ao dizer que normalmente encontro um conhecimento mais claro do Evangelho e um amor mais forte por Cristo nas crianças convertidas do que em adultos convertidos. Vou surpreendê-los ainda mais ao dizer que algumas vezes encontrei uma experiência espiritual mais profunda em crianças de 10 a 12 anos do que em pessoas de 50 ou 60". (Spurgeon)


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ALCANCE OS MENORES - a janela 0 x 14

Veja neste pequeno vídeo sobre como avançar no cumprimento da Grande Comissão...

As estatísticas apontam que em cada 100 crentes, nascidos de novo pela fé em Cristo:
a) 4% são os que creram após os 30 anos de idade;
b) 10% são os que creram entre 15 e 30 anos;
c) 85% são os que creram entre 4 e 14 anos e
d) 1% creram antes dos 4 anos.

Quando será que a igreja olhará para as crianças ao seu redor e investirá numa estratégia para alcançá-las?

Quando ouviremos o apelo do Senhor: "Deixem que as crianças venham a mim?"

Esta na hora de alcançar os menores, pensar menor, separar um tempo e ir tomar um cafezinho.

Venha tomar um cafezinho com um dos obreiros da APEC Aliança Pró Evangelização das Crianças.

Vamos juntos alcançar as crianças de nossas vizinhanças para Cristo.


sábado, 2 de outubro de 2010

A GRANDE MARCHA DAS CRIANÇAS - 2 (final)


A Grande Marcha das Crianças

Apesar de todo o esforço e empenho para se alcançar o maior número possível de crianças, o fato é que, anualmente, milhões delas ficam sem ouvir a Mensagem do Evangelho.

Para se ter uma idéia de quantas crianças ficam sem oportunidade para conhecer o Salvador Jesus e a Palavra de Deus, imagine que pudéssemos assistir ao desfile de todas as crianças brasileiras, passando diante de nossos olhos, em grupos de quatro em quatro, a cada três segundos.

Cada vez que contássemos até três… quatro crianças passariam! Quanto tempo você acha que levaria para que todas as crianças brasileiras passassem? Fez as contas?

No primeiro minuto seriam 80 crianças. Na primeira hora seriam 4.800 crianças. No primeiro dia seriam 115.200 crianças. No primeiro mês seriam 3.456.000 crianças. Passariam durante um ano inteiro, nesta cadência, 41.472.000 crianças.

E não teriam passado todas as crianças brasileiras. Há cerca de 60 milhões de crianças, de 0 a 14 anos, no Brasil. Ficaríamos quase dois anos vendo-as passar, de quatro em quatro, a cada três segundos.

Dá para ter uma idéia do imenso desafio que é alcançar esta geração para Cristo? Muitas, que teriam 14 anos no início da marcha, já estariam com 16 no final. E o fato é que há sempre novas crianças chegando para entrar nesta marcha da vida. Esta procissão não termina nunca.

Qual será o fim desta caminhada?

Se uma pessoa não vier a Cristo antes dos 15 anos de idade, dificilmente o fará mais tarde. Que tragédia viver a vida longe de Deus, na escravidão do pecado, com o vazio imenso no fundo da alma e um final de perdição eterna.

É necessário e urgente renovar a paixão pelas crianças!

Como conscientizar aqueles que trabalham com crianças de que não basta saber cantar, contar histórias, fazer brincadeiras, apresentar fantoches e não saber evangelizar?

Como despertar os pastores e líderes das igrejas e organizações missionárias para o fato de que precisamos andar rapidamente para alcançar a próxima geração?

Como conseguir mais obreiros, que se dediquem de tempo integral a ganhar crianças para Cristo?
É Hora de Agir!

Muitos crentes evangélicos estão simplesmente parados, observando as crianças “passarem”.

Esta situação de comodismo e de indiferença precisa ser mudada. O tempo passa muito depressa.

É preciso agir e agir com garra e determinação. Agir rapidamente, renovando a compaixão pelas crianças!

Uma ação completa na evangelização da janela 0 / 14 envolve entre outras coisas:

1 – Disposição para orar pela população da janela 0 / 14 – oração diária, intensa, com inteligência, no Espírito, para que nenhum pequenino se perca, pois esta é a vontade do Pai Celestial, conforme lemos em Mateus 18:14. Escreva para a APEC, informando que deseja ser um parceiro na intercessão pelas crianças.

2 – Disposição para contribuir em favor dos missionários que atuam na janela 0 / 14 – Muitos missionários da APEC estão com dificuldade para conseguir o seu sustento a cada mês, por falta de visão da importância deste trabalho; por falta de informação de como é mantido o trabalho; por falta de compromisso daqueles que prometem enviar suas ofertas, mas não o fazem com regularidade; porque há pessoas e igrejas que esperam que outros contribuam e acabam não se envolvendo. Escolha um dos missionários de sua região e adote-o como seu obreiro. Invista neste ministério.

3 – Disposição para alcançar as crianças de sua própria família, de sua própria igreja, de sua própria vizinhança, das escolas de seu bairro, etc. Procure um dos Cursos da APEC e busque a capacitação necessária para evangelizar e discipular as crianças.

4 – Disposição para usar literatura apropriada para a evangelização das crianças. Saia sempre com os folhetos evangelísticos em suas mãos. Distribua os folhetos entre as crianças. Faça um propósito de entregar pelo menos um folheto por dia; serão 30 crianças a cada mês. Estas crianças poderão ser incentivadas a fazer o Curso por Correspondência, dentro do Programa Turma da Bíblia da APEC. Entre em contato com a APEC para mais informações.

E então? Vai continuar parado, apenas observando uma geração inteira passar sem conhecer o Salvador Jesus?

Senhor, promove em mim e em cada leitor deste artigo a visão da Janela 0 x 14 e paixão para trabalhar pelas crianças, para a glória do Teu Santo Nome! Amém!

O FUTURO DO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DAS CRIANÇAS;
O FUTURO DAS CRIANÇAS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

Gilberto Celeti